top of page

Diagrama de organização

Em relação ao posicionamento dos usos do edifício, nota-se que no térreo estão situadas as lojas, duas lojas ancoras (nas extremidades do terreno), e duas entradas para subir nas torres, sendo uma delas de uso privado, pois é destinada a torre de habitação e as salas comerciais e corporativas, e a outra pública, pois leva aos andares de entretenimento, aos vários terraços (espalhados para apreciar as vistas) e aos restaurantes na cobertura de uma das torres.

Foram colocadas duas entradas para o estacionamento subterrâneo, uma fica situada na Rua Joseph Zgaib devido ao pequeno fluxo de carros e outra na Rua Henrique Moscoso, opção pensada para facilitar o acesso.

Os edifícios situados na Rua Joseph Zgaib (comercial e comercial + entretenimento) possuem gabarito máximo com intuito de aproveitar o belíssimo visual da orla, os mesmos foram estrategicamente escolhidos para esse posicionamento pois é uma rua mais tranquila para as salas comerciais e corporativas trabalharem. Essas duas torres possuem a forma trabalhada com subtração, e 4 pequenas passarelas nos últimos andares para interligar as salas comerciais as corporativas que ficam na torre ao lado.

Na esquina da Rua Henrique Moscoso com a Avenida Hugo Musso, há uma torre com uma forma escalonada diferenciada dos demais, nesta torre está situada o entretenimento, diversos terraços para aproveitar a vista do convento e também da 3° ponte. Esta torre possui um gabarito menor em relação aos outros edifícios com apenas 7 andares, em seu último andar está situado diversos restaurantes, também com uma varanda (coberta) para sentar-se nela e aproveitar os visuais.Além disso, a torre está conectada com outra da Rua Joseph Zgaib, a torre de comercial + entretenimento, através de uma passarela, e ao seu fim encontrasse também uma varanda coberta, destinada a ser uma área de vivência ou de espera.

A última torre, situada na Avenida Hugo Musso, é a de Habitação, que possui o  gabarito máximo e entrada privada. A intenção de sua implantação neste local era de integrar todas as torres como uma só e valorizar as vistas, pois as plantas da torre de habitação terão vista para o térreo, que será um espaço confortável e de grande uso, assim como terão a vista para o convento e a 3° ponte.

Pensando na ventilação e nas insolações, ambos foram levados em consideração no estudo da forma, as varandas ajudam a trazer a ventilação para os interiores, assim como o seu térreo com diversas entradas, trazendo áreas bem ventiladas. Nota-se que para o prédio de habitação deverá ser pensado alguma estratégia de brises, pois uma de suas fachadas pega o sol da tarde. 

Implantação

© 2017por MRarquitetura. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page